Roca recebe premiação máxima do Red Dot Awards com cuba assinada pelo arquiteto brasileiro Ruy Ohtake

Fonte: Roca Posted on

Design orgânico e atemporal definem a coleção assinada por Ruy Ohtake para a Roca

Cuba Oval premiada com o Red Dot best of the best

Ruy Ohtake desenhou para a Roca, com exclusividade, uma linha de cubas assinadas. É a primeira coleção de produtos da Roca criada por um profissional brasileiro e também a primeira de Ruy Ohtake para uma empresa do segmento de louças e metais.

São quatro modelos de cubas, marcadas por linhas orgânicas, que trazem como resultado um desenho limpo e atemporal. Sua inspiração veio da natureza: das curvas das ondas e da linha sempre mutável do horizonte, mas, principalmente, daquele que Ohtake considera a forma mais pura de design, o ovo. “O ovo é um elemento natural de uma qualidade excepcional. A rigidez é uma coisa realmente impressionante, se considerarmos a finura de sua casca. Aí, eu resolvi colocar esse desafio também para a Roca. Ou seja, reproduzir aquela coisa fina, o que a tecnologia já permite, mas aplicada em uma situação muito diferenciada. No caso, reproduzindo um desenho curvo.”, discorre o arquiteto e designer sobre sua criação.

“Gosto muito do elemento curvo, pois é mais difícil do que a reta. O olhar para uma curva é imprevisível, podemos ter várias percepções”, conceitua Ruy, que repete em nos desenhos de produtos o traço marcante de sua extensa e respeitada obra arquitetônica. “Uni a emoção ao imprevisível, a inspiração nas formas da natureza com a geometria”, conclui.

Segundo Ruy, existe também uma complexidade quando se vê uma cuba. “De manhã, você vai ao banheiro, lava as mãos, lava o rosto, escova os dentes. Você começa o dia pensando no que fez ontem ou no que vai fazer hoje. Esses minutos são muito bonitos e importantes. Por isso, a cuba do banheiro tem que ser agradável, bonita e diferente”, reflete.

Outra questão fundamental, segundo ele, tem a ver com a função básica do produto. “A cuba serve para recolher a água. A relação da água com a borda da cuba é bonita e muito importante, e a borda que eu projetei é ondulada”, explica. “Conforme vai enchendo de água, o contorno da borda fica mais evidente, o que sobra de espaço é a ondulação. Esse desenho é igual ao horizonte do mar. Lembra o movimento da água, do mar, dos elementos da natureza”.

TECNOLOGIA ROCA

A coleção Ruy Ohtake by Roca foi desenvolvida com exclusiva tecnologia, mais avançada em fabricação de louças, a Fineceramic®, que permite superfícies extremamente finas, de apenas 5 mm. “Aceitei de forma muito prazerosa essa provocação. O desafio não está só nas grandes obras, mas em qualquer projeto que requer sensibilidade, cor, tecnologia”, explica Ruy.

A tecnologia Fineceramic®, exclusiva da Roca, resulta em produtos extremamente finos, de até 5 mm de espessura, e 30 a 40% mais leves. Contribui para o compromisso da Roca com o meio ambiente, ao utilizar menor quantidade de matéria-prima, e reduzir o consumo de energia durante a produção e o transporte, além de garantir higiene absoluta, resistente a produtos de limpeza abrasivos e abrasão mecânica, e de ser totalmente reciclável.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Em 2019, a coleção assinada pelo arquiteto Ruy Ohtake para a Roca celebrou duas vitórias ao ganhar os prêmios International Design Awards (IDA) e Red Dot Awards.

A mais recente edição do Red Dot Awards, prêmio internacional de design concedido pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, na Alemanha, e umas das maiores e mais respeitadas premiações do planeta, trouxe um grande reconhecimento à brasileiríssima cuba oval da Roca. Ela foi coroada na categoria máxima, o Red Dot: best of the best, que elevou as linhas orgânicas e design atemporal de um dos modelos assinados pelo arquiteto ao crivo de melhor design inovador e o melhor da categoria escolhida pelo júri.

“Comemoramos com muita alegria a conquista do prêmio máximo que recebemos do Red Dot Awards, reconhecido com um dos mais conceituados do mundo no que se refere ao design. Compartilho a condecoração com toda equipe de desenvolvimento de produtos e, mais uma vez destacamos nosso agradecimento ao arquiteto Ruy Ohtake, que acreditou em nossa parceria para produzir o resultado de sua experiência com os traços em curvas e a arte que marca sua carreira na arquitetura e no design. O prêmio, sem dúvida, eleva o trabalho que realizamos no Brasil e em nível mundial”, afirma Pau Abelló, presidente da Roca Brasil.