Portugal e Espanha têm condições para manter crescimento acima da média da União Europeia

Fonte: O Jornal Econômico Posted on

O Sul da Europa abandonou o estigma de patinho feio da economia europeia, com Portugal e Espanha a crescerem acima da média da zona euro. Se a tendência no futuro próximo é para manter, segundo as projeções das principais instituições internacionais, os analistas consultados pelo Jornal Económico (JE) também reconhecem que apesar dos dois países terem aumentado a resiliência para enfrentar uma recessão mundial, ainda estão permeáveis a riscos como o elevado endividamento.

O Produto Interno Bruto (PIB) de Portugal e Espanha cresceu 1,8% e 2,3% em termos homólogos no segundo trimestre do ano, enquanto a média dos 19 países da moeda única se fixou em 1,1%, segundo os dados provisórios do Eurostat. Também em relação aos três meses anteriores, as duas economias registaram uma expansão de 0,5% entre abril e junho, que compara com os 0,2% na zona euro.

“Esta evolução deverá manter-se. Espanha e Portugal irão continuar a crescer nos próximos dois anos muito acima da zona euro”, antecipa Ignacio de La Torre, economista-chefe da consultora espanhola Arcano.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\
Warning: Trying to access array offset on value of type null in /www/wwwroot/www.camaraespanhola.org.br/wp-content/themes/camara/single.php on line 69