Anualmente, a Câmara Espanhola de Comércio realiza uma pesquisa entre seus associados, que reúnem algumas das empresas líderes em seus setores no Brasil, sobre o volume de investimentos e o clima de negócios no país. Na edição deste ano, sob a coordenação de
seu Comitê de Comunicação e Marketing, o estudo apresenta nova metodologia e novo formato.

Concebida e realizada pela S/A Llorente & Cuenca – Consultoria de gestão da reputação, comunicação e assuntos públicos líder na Espanha, Portugal e América Latina –, esta edição do estudo ouviu 57 executivos em posição de gestão e liderança, que, juntos, representam cerca de R$ 230 bilhões em investimentos diretos realizados no Brasil até 2017. De forma a garantir o anonimato dos dados, as informações foram obtidos por meio de formulários únicos, disponibilizados online a essas lideranças.

A coleta dos dados e compilação das informações foi realizada de modo a certificar a Câmara Espanhola de que estariam representadas no estudo a realidade de todos os setores em que seus associados atuam, por meio das companhias mais representativas em cada setor.

Em seus mais de 60 anos de existência, a Câmara Espanhola tem realizado um intenso trabalho focado na promoção das relações econômicas entre Brasil e Espanha, fortalecendo a aliança entre os dois países. Além das grandes multinacionais espanholas presentes no Brasil, a Câmara está composta em sua maioria por pequenos e médios empresários, que juntos a tornam uma instituição forte e fonte primordial de referência nas relações bilaterais hispano-brasileiras.