Pesquisa de Investimento e Clima de Negócios - Background
Investimento e Clima de Negócios

Pesquisa de investimentos e clima de negócios no Brasil 2020-2021

Anualmente, a Câmara Espanhola de Comércio realiza uma pesquisa entre seus associados, que abrangem empresas líderes em seus setores no Brasil, sobre o volume de investimentos e o clima de negócios no país. Concebida e realizada pela LLYC – consultoria de gestão da reputação, comunicação e assuntos públicos líder na Espanha, Portugal e América Latina –, esta edição do estudo ouviu 71 líderes empresariais de diversos setores associados à Câmara Espanhola, que responderam questionário sobre as suas atividades no período de 2020, além de projeções para 2021. De forma a garantir o anonimato dos dados, as informações foram obtidas por meio de formulários únicos, disponibilizados online.

​ Mesmo com um cenário de incertezas, 37,5% das empresas respondentes estão otimistas com o ambiente de negócios no país, o que representa um crescimento de 26% em comparação ao ano passado. A pesquisa também aponta uma estabilidade no número de companhias que planejam expandir seus negócios em 2021. Enquanto cerca de 34% têm a intenção de aumentar os investimentos em pelo menos 20% ainda neste ano, 53,57% pretendem manter o volume de negócios.

​ A pesquisa constatou que as empresas espanholas (53%) pretendem aumentar em até 20% no número de funcionários; enquanto apenas 9% das companhias que responderam disseram que pretendem reduzir em até 20% o quadro de colaboradores.

​ Marketing, tecnologia e vendas estão entre as prioridades de investimento para 60% dos entrevistados. A pesquisa mostrou que adequação à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), aprovada ano passado, e segurança de dados estão no topo da lista das preocupações de 90% das empresas de afiliação espanhola na área da tecnologia, seguidos da automação dos processos de backoffice, com 34% das empresas.