Com o demasiado crescimento na geração de dados e exposição pessoal no mundo digital se criou um espaço com excesso de liberdade para utilização dessas informações e com isso se apresentou a necessidade da criação de regras especificas para o uso de armazenamento, compartilhamento e coleta de dados por empresas públicas e privadas.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) tem como principal objetivo proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural. O Brasil, assim como outros países, usou como parâmetros a lei desenvolvida pela Europa GDPR (General Data Protection Regulation), que entrou em vigor em 2018 em todos os países que compõem a União Europeia.

Após dez anos de discussão entre Congresso Nacional e sociedade, o Brasil sancionou em 2018 a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados — Lei nº 13.709/2018 ) e passou a valer em setembro de 2020, com sanções previstas para entrarem em vigor em agosto de 2021.

A Câmara Espanhola, junto a NBF|A e a Humany IT, desenvolveram um novo benefício com diagnóstico completo para as empresas associadas e uma versão resumida para o público em geral, com a finalidade de auxiliar o empresariado a diagnosticar seu nível de adequação as obrigações e preceitos da LGPD.

Por meio de um formulário de autoavaliação, a empresa receberá um diagnóstico pautado em conformidade com a lei, para que consiga perceber em detalhes o nível de adaptação em que se encontra e entender os processos que faltam para estar completamente de acordo com a lei.

Agradecemos também a contribuição das empresas associadas KPMG e Howden Harmonia, que agregaram valiosas informações ao informe final.

Aproveite para verificar se a sua empresa já atende a todas as exigências da LGPD

Caso seja associado à Câmara Espanhola, siga os passos abaixo:
1 - Acesse o cupom do serviço no Clube de Vantagens;
2 - Preencha o formulário utilizando código do cupom para receber o diagnóstico personalizado;
3 - Verifique o recebimento do e-mail com o relatório em anexo.

OBS: Caso não seja associado poderá responder o formulário e receber informações atualizadas sobre a LGPD e contatos de empresas especializadas.