O último evento da Websérie Internacionalização das Empresas aconteceu no dia 17 de setembro. Realizado pela Câmara Espanhola em parceria com o Comitê de PMEs e inovação, contou com o apoio da Fecomercio-SP e da Eurocâmaras.

Com o intuito de apresentar as oportunidades e desafios para Internacionalização na Europa, a Câmara convidou Paula Gomes, Coordenadora de Internacionalização da ApexBrasil e Jaime Castromil, Chief Operating Officer da Deutsche Bank para falarem sobre o assunto. O webinar foi moderado por Gabriel Buratto, Diretor de International Tax da PwC Brasil.

Paula Gomes trouxe diversas ferramentas da APEX que podem auxiliar na internacionalização, com uma agenda concisa a qual trabalham a oito anos e que pode ajudar grandes e pequenas empresas. A coordenadora de Internacionalização da ApexBrasil também mostrou dados da segunda versão da pesquisa da APEX, feita com 247 empresas brasileiras. A pesquisa investiga a atitude das empresas em relação ao planejamento e estratégica de marketing para acessar ao mercado, em quais países a empresa planeja abrir uma unidade própria, para quais países planejam ampliar e entre outros.

“A decisão de internacionalizar é uma dessas estratégias que afetam fundamentalmente todas as suas operações, tanto interna, como externas. Não é uma decisão pequena, mas a empresa precisa ter motivos bem claros antes de expandir internacionalmente”, iniciou Jaime Castromil.

O COO da Deutsche Bank trouxe dados da situação macroeconômica da Europa no cenário atual, em que o mundo enfrenta uma crise sanitária, vantagens, possíveis desafios da internacionalização e como reduzir os fatores adversos e cases que mostraram como a Deutsche Bank como instituição financeira pode ajudar as empresas.

Diante do cenário, Jaime alerta as empresas que tem a vontade de expandir sua atuação para a Europa neste momento, “Olhar a fundo a situação econômica de cada país”, já que existe uma grande diferença entre os países europeus. Visualizar o quanto o setor de atuação está sendo penalizado, também é importante. “Continue trabalhando em seus planos e não desiste, mas pense em outras alternativas para mitigar os riscos que você não considerou em seus planos iniciais”, finalizou Jaime.

A Coordenadora de Internacionalização da ApexBrasil também alertou sobre a movimentação de algumas empresas que interrompem o seu processo de exportação e depois voltam ao mercado, “o custo de entrada novamente no mercado é muito difícil e isso gera essa intermitência das empresas na importação. O que a gente recomenda, é que no momento de crise, pra quem já está operando no mercado, é fazer um ajuste no portifólio”, acrescentou Paula Gomes.

Apoio:

 

Assista ao evento novamente:

17/09/20 - Oportunidades e Desafios da Internacionalização na Europa

Acesse as apresentações:

ApexBrasil.

Paula Gomes Coordenadora de Internacionalização da ApexBrasil
Jaime Castromil Chief Operating Officer da Deutsche Bank
Gabriel Buratto Diretor de International Tax da PwC Brasil

Zoom Zoom

17/09/2020
10:00 às 11:30

Remoto

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    array(1) { [0]=> object(WP_Post)#13954 (24) { ["ID"]=> int(470) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-07-10 18:46:00" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-07-10 21:46:00" ["post_content"]=> string(538) "Presidentes: Líder:Javier Lozano - Diretor corporativo na Howden Brasil Co-líder: Antonio Peres Junior - Presidente no Peres Junior Advocacia Objetivo do comitê: Promover um espaço de oportunidades e desenvolvimento para pequenas e médias empresas, com estímulos ao empreendedorismo, internacionalização e inovação. Trazer aos sócios possibilidades de discussão adequadas aos modelos PMEs, gerando oportunidades de networking, conteúdo e exposição de marca." ["post_title"]=> string(4) "PMEs" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(4) "pmes" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2023-05-09 15:51:01" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2023-05-09 18:51:01" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=470" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • PMEs