Com o propósito de continuar trazendo esclarecimento sobe os temas voltados para o atual momento de retomada das atividades e seus desdobramentos, a Câmara Espanhola em parceria com o Comitê jurídico e finanças, realizou no dia 30 de julho o segundo webinar da série “retomada Econômica”. Neste encontro tratou sobre os reflexos da Covid-19 nas relações contratuais e as medidas mais adequadas dentro da instabilidade jurídica e econômica.

Para tratar sobre a imprevisão e as relações contratuais no pré e pós pandemia, o evento contou com a participação de Gisela Sampaio da Cruz, Sócia do BMA Advogados e Professora Adjunta do Departamento de Direito Civil da UERJ; Marcela Figueiró, Sócia do Escritório NBF|A e Sandro Parreira, Sócio Diretor IRKO Campinas. O webinar foi moderado por Diego Caldas, sócio do Pinheiro Neto e atual presidente do Comitê Jurídico e de Finanças.

Como principal destaque, foi abordado a importância da verificação do impacto concreto que a pandemia produz sobre o contrato em causa. Utilizando exemplos, Gisela Sampaio falou sobre as diferenças contratuais, o regime do caso fortuito e da força maior e dispositivos legais pertinentes.

Foi pontuado também a atenção para as cláusulas contratuais, nexo de casualidade, dificuldade para prestar, concorrência de causa e ausência de culpa e conferir se a parte que invoca a força maior já estava em mora quando os efeitos da pandemia se abateram sobre a relação contratual.

Assista ao webinar novamente aqui:

30/07/2020 Retomada Econômica: COVID-19, imprevisão e as relações contratuais no pré e pós pandemia

Marcela Figueiró Sócia do Escritório NBF|A
Gisela Sampaio da Cruz Sócia do BMA Advogados e Professora Adjunta do Departamento de Direito Civil da UERJ
Sandro Parreira Sócio Diretor IRKO Campinas

Zoom Zoom

30/07/2020
10:00 às 11:30

Remoto

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    array(1) { [0]=> object(WP_Post)#13951 (24) { ["ID"]=> int(469) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-08-10 18:44:45" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-08-10 21:44:45" ["post_content"]=> string(631) "Líder: Ivandro Maciel Sanchez Junior - Sócio no Machado Meyer Advogados Co-líder: Cassius Carvalho - Sócio no RVC Sociedade de Advogados Objetivo do comitê: Promover um espaço de debate e informação referente a legislação brasileira, encontrando esclarecimentos e possíveis impactos nas áreas de atuação. Discussão do cenário socioeconômico e influências globais nos temas corporativos e institucionais. Trabalhar na elaboração de propostas e sugestões legislativas com impacto empresarial, sendo possivelmente encaminhadas às esferas governamentais." ["post_title"]=> string(23) "Jurídico & Tributário" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(19) "juridico-e-financas" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2023-05-09 17:48:05" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2023-05-09 20:48:05" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=469" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • Jurídico & Tributário