O Comitê Jurídico e Finanças da Câmara Espanhola realizou, no dia 14 de abril, o tradicional evento de Perspectivas e Análises Econômicas. Em 2021, o evento contou com a palestra didática do estrategista-chefe para mercados emergentes do Deutsche Bank, Drausio Giacomelli, e com a mediação do sócio do escritório Tozzini Freire Advogados e presidente do Comitê, Leonardo Miranda. 

Em sua introdução, Drausio dividiu sua apresentação em três pontos, sendo o primeiro o cenário de pandemia. Discorrendo sobre dados econômicos e avanços para conter a covid-19, que relativizam que o Brasil tem tido avanços na vacina e ocupa uma posição mediana no ranqueamento realizado pelo Deutsche Bank.  

“Se pegarmos a taxa de vacinação desde o começo do processo, demoraria até meados de 2022 para o Brasil atingir a imunização de 80% da população. Pegando os últimos 14 dias, isso já cai para final de 2021, e se você pegar os últimos 7 dias, isso já cai para setembro de 2021. Acho que é uma data factível, porque a taxa de vacinação vai aumentar”, pontuou o estrategista-chefe.

O segundo tema elucidado foi o cenário político de um presidencialismo de coalizão, no qual se destaca o aumento do poder do Congresso em detrimento da baixa popularidade do atual presidente do Brasil, propiciando estabilidade, mas desacelerando a entrega de reformas. Giacomelli acredita que nesse contexto deve se entregar talvez um começo de uma reforma tributária e uma reforma administrativa aquém do ideal. Um ponto positivo são os avanços nas privatizações e reformas, como a do saneamento.  

A fim de justificar o momento econômico, o palestrante apresentou dados sobre as condições externas favoráveis, as commodities elevadas e a boa situação externa do país, na terceira e última parte da sua fala. “Não me preocupo muito com a inflação, se o fiscal for equacionado. Um país que teve 32% de inflação de insumos, gera inflação de 5% no consumo. Isso é uma vitória. Historicamente não tem precedentes”, acrescentou. 

Segundo estudos do Deutsche Bank provavelmente o Banco Central deverá aumentar os juros, chegando em 5% até o fim do ano, e dependendo das condições fiscais, poderá voltar para os 3% no próximo ano. “É um ambiente em que o Brasil precisa fazer reformas e lição de casa para crescer mais rápido e precisa de um Congresso mais ágil e de uma narrativa do Executivo mais focada na agenda positiva”, concluiu Drausio. 

Acesse a apresentação aqui!

Assista ao evento novamente:

Webinar Webinar

14/04/2021
10:00 às 11:00

Remoto

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    array(1) { [0]=> object(WP_Post)#8997 (24) { ["ID"]=> int(469) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-08-10 18:44:45" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-08-10 21:44:45" ["post_content"]=> string(509) "Presidência: Leonardo Miranda – Sócio do Tozzini Freire Advogados Vice-Presidência: Daniella Almeida – Advogada na Estrella Galícia Objetivo do comitê: Promover eventos de permitam a atualização dos profissionais do setor com relação às leis brasileiras, incentivar o intercâmbio de informações e sempre que houver a oportunidade trabalhar na elaboração de propostas e sugestões legislativas com impacto para as empresas, a serem enviadas ao governo." ["post_title"]=> string(21) "Jurídico e Finanças" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(19) "juridico-e-financas" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2021-03-19 12:21:51" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2021-03-19 15:21:51" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(62) "http://www.camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=469" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • Jurídico e Finanças