A Câmara Espanhola de Comércio no Brasil anunciou nesta quarta-feira (5), durante evento em São Paulo, os vencedores da 6ª edição do Prêmio de Sustentabilidade 2018. Na categoria Grandes Empresas, a Neoenergia venceu com o projeto Tecnologias Sustentáveis Fernando de Noronha. Já na categoria PME´s, a Heart Care levou a premiação por meio do Heart Care App.

Nesta edição, os projetos vencedores do Prêmio de Sustentabilidade receberam um troféu e terão suas iniciativas divulgadas nos canais de comunicação da instituição por meio da publicação Memória de Sustentabilidade.

Assim como na edição anterior da premiação, foi dada continuidade na promoção de um prêmio mais inclusivo para as PMEs, permitindo a participação de empresas associadas e não associadas. Os participantes que se destacaram nesta categoria, além dos benefícios citados, ganharam um serviço de diagnóstico e mentoria de 12h oferecidos pelo Instituto Ethos, com direito a participação na Conferência Ethos 2019 e um pacote de consultoria básica oferecida pela Llorente y Cuenca.

As empresas espanholas reconhecidas nesta categoria ainda ganharão uma reportagem sobre seus projetos e suas experiências no Brasil nos meios de comunicação do ICEX, “Instituto Español de Comercio Exterior” do “Ministerio de Industria, Comercio y Turismo” do Governo Espanhol como forma de aumentar a visibilidade dos seus negócios na Espanha. A empresa vencedora ainda contará com a isenção da cota de associação anual à Câmara em 2019 e terá direito a uma palestra in company oferecida pela Rede Brasil do Pacto Global.

“Para nós, da Câmara Espanhola, esta edição do Prêmio tem como objetivo impulsionar a sustentabilidade no Brasil, exibindo práticas que possam colaborar para um cenário de negócios que seja eficiente e, ao mesmo tempo, promova boas práticas no âmbito social, econômico ou ambiental.”, afirma Alejandro Gomez, diretor executivo da Câmara Espanhola.

Dos 22 projetos inscritos, 69% se inscreveram na categoria Grandes Empresas e 31% na categoria PME’s. O júri, composto pelo Instituto Ethos e Pacto Global, avaliou os projetos de cada categoria pela representatividade e pontuação nos quesitos relevância, implementação e argumentação do projeto. Além dos vencedores, os projetos que se destacaram na categoria  PMEs foram “Fórum Atores da Saúde 2.0”, da AME – Associação Amigos Múltiplos pela Esclerose e o projeto “PARR – Programa de Apoio para a Recolocação dos Refugiados”, da Emdoc. Já na categoria Grandes Empresas os projetos de destaque foram “CELEO Redes Brasil e sua Estratégia para Sustentabilidade”, da CELEO Redes Brasil e “A Valoração do Vento e do Sol”, do Santander Brasil.

Contemplando cerca de 14 mil famílias em mais de 730 municípios em todo o Brasil, os projetos participantes desta edição atingiram a marca de R$ 117 milhões investidos, ao todo. Desenvolvidos em diferentes áreas como educação, proteção ambiental, promoção de energias renováveis, erradicação da pobreza, empoderamento, saúde, inovação, reutilização de resíduos, redução da pegada de carbono, entre outros.

PROJETOS VENCEDORES

Categoria Grandes Empresas

Neoenergia, com o projeto Tecnologias Sustentáveis Fernando de Noronha

Descrição: O Projeto Tecnologias Sustentáveis Fernando de Noronha consiste em um conjunto de iniciativas voltadas à sustentabilidade energética da ilha de Fernando de Noronha: Infraestrutura Smart Grid que beneficiará 90% dos consumidores, instalação de usinas solares que evitarão a queima de 9% de combustível fóssil e a criação de um sistema de armazenamento de energia que permitirá a redução na utilização de 1 dos 3 geradores operacionais, dessa forma mitigando os custos ambientais associados às emissões.

O Projeto possibilitará a otimização dos recursos energéticos com o aumento do aproveitamento do potencial solar, proporcionando estabilização e equilíbrio entre as diversas fontes de geração, melhoria na qualidade do serviço, monitoramento e agilidade no combate às perdas, aumento da segurança e gerenciamento da taxa de conversão, melhorando o consumo específico com consequente redução do impacto ambiental.

 

Categoria PME’s

Heart Care, com o projeto Heart Care App

Descrição: O Aplicativo registra dados sobre a saúde e atividades dos usuários, que são tratados através da computação cognitiva, sendo capaz de compreender e orientar as pessoas individualmente, propondo uma melhoria da qualidade de vida pela sua saúde, de forma prática e personalizada.

Através da captura de dados estrategicamente pensados para entregar uma real utilidade aos usuários e integrando estas informações com sistema de inteligência artificial, a Heart Care é capaz de entender e tratar big data, transformando as informações em inteligência relevante para as pessoas e mercados.

Sendo baseada exclusivamente em sistemas de softwares e integração com diversos gadgets existentes no mercado, a Heart Care tem a capacidade de crescimento escalável e de forma exponencial sem comprometer a precisão de suas ferramentas e utilidade das informações que entrega para os seus usuários.

Dentre as funcionalidades do aplicativo temos monitoramento cardíaco, agenda de medicação, exames, instruções de emergência, primeiros socorros, hospitais e farmácias próximas, conexão com contatos de emergência e conteúdo preventivo.

Desta forma as pessoas e os médicos conseguem ter acesso rápido e fácil ao histórico de saúde, e assim tornam-se cada vez mais capazes de tomar decisões melhores e de forma mais segura.

Também direcionado para empresas serve como uma ferramenta de monitoramento de saúde e comunicação entre o departamento de Recursos Humanos de cada cliente, com sua rede de colaboradores.

Câmara Espanhola Av. Eng.º Luís Carlos Berrini, 1681 14º andar - São Paulo

05/12/2018
09:30 às 13:00

Presencial

Categorias
COMITÊ REALIZADOR
    array(1) { [0]=> object(WP_Post)#9617 (24) { ["ID"]=> int(471) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-06-10 18:47:33" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-06-10 21:47:33" ["post_content"]=> string(424) "Presidente: Joanes Ribas - Diretora de Sustentabilidade da Telefônica Objetivo do comitê: Produzir publicações e eventos que estimulem o entendimento do que é sustentabilidade para as organizações; desenvolver ações para cumprir os compromissos com o Pacto Global, do qual a Câmara Espanhola é signatária; e tratar sobre sustentabilidade em eventos em conjunto com demais comitês." ["post_title"]=> string(16) "Sustentabilidade" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(16) "sustentabilidade" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2020-08-31 15:43:40" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2020-08-31 18:43:40" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(62) "http://www.camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=471" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • Sustentabilidade