O Grupo de Secretariado e o Comitê de Comunicação e Marketing iniciaram a temporada de webinars de 2021 da Câmara Espanhola. O evento “Comunicação Consciente e Não-Violenta”, aconteceu no dia 24 de março e contou com a expertise de Ana Elisa Moreira-Ferreira, consultora e diretora-executiva da UNIVOZ.

A abertura do evento foi realizada pelo vice-presidente da Câmara Espanhola e pelo presidente do Comitê de Tecnologia, Eduardo Almeida, CEO da Indra e Minsait Brasil. A palestra contou também com a presença e participação das representantes do grupo de Secretariado, Sandra Sgobbi, e do Comitê de Comunicação e Marketing, Deise Silveira.

Ana Elisa possui vasto currículo com formações voltadas para as áreas de comunicação, psicologia e neurociência, além de especialização internacional em Comunicação Não Violenta (CNV). A palestrante iniciou o webinar contando sua história como comunicadora e a influência exercida pelo seu círculo social no decorrer de sua vida, com o propósito de ilustrar os pilares responsáveis pela estrutura da comunicação: crenças e valores, cultura, experiência, personalidade, necessidades, emoções, sentimentos, julgamentos e hábitos.

Trazendo para o setor corporativo e identificando a importância da comunicação, Ana Elisa destacou que 76% dos projetos que dão errado em empresas acontecem em razão de ruídos na mensagem transmitida. “A gente precisa ter uma comunicação aberta para reduzir queixas, porque 44% das reclamações por falta de motivação estão relacionadas a má comunicação”, acrescentou a diretora-executiva da UNIVOZ.

A especialista concluiu sua fala contrapondo dois dos pilares essenciais, julgamentos e necessidades. Dentro da comunicação interpessoal existem atos que são causados por necessidades, quando estas são atendidas se gera um cenário positivo, quando não o são, criam julgamentos e sensações negativas. Para a CNV é necessário se tornar consciente e praticar a auto-empatia e a empatia, enxergar as necessidades, identificar sentimentos e olhar para o ser humano atrás dos comportamentos. “Quando a gente se conecta nessa profundidade, a comunicação flui e a gente estabelece ambientes de maior segurança psicológica”, concluiu Ana Elisa.

Aprofunde seu conhecimento sobre Comunicação Não Violenta (CNV) acessando os conteúdos desenvolvidos pela UNIVOZ!

Ana Elisa Moreira-Ferreira, Consultora e Diretora executiva da UNIVOZ; Sandra Sgobbi, Presidente do Grupo de Secretariado; Karina Ferreira, Responsável por eventos e Comitês da Câmara Espanhola e Deise Silveira, Presidente do Comitê de Comunicação e Marketing.

Zoom Zoom

24/03/2021
18:30 às 19:30

Presencial

Categorias
GRUPO REALIZADOR
COMITÊ REALIZADOR
    array(1) { [0]=> object(WP_Post)#13951 (24) { ["ID"]=> int(430) ["post_author"]=> string(1) "8" ["post_date"]=> string(19) "2018-11-09 22:58:39" ["post_date_gmt"]=> string(19) "2018-11-10 00:58:39" ["post_content"]=> string(554) "Líder: Pedro Crespo Boneta - South America Marketing Manager na Viscofan Co-líder: Claudia Shishido - Sales and Marketing Manager Brazil na Air Europa Objetivo do comitê: Abordar a Comunicação dentro da instituição, seja para o público interno e externo, de forma responsável, clara e sustentável, visando o fortalecimento reputacional de cada empresa sócia. Promover um espaço de debate, formação e relacionamento para que os profissionais possam desenvolver um senso crítico e amplo referente à sua atuação." ["post_title"]=> string(25) "Marketing e Comunicação" ["post_excerpt"]=> string(0) "" ["post_status"]=> string(7) "publish" ["comment_status"]=> string(6) "closed" ["ping_status"]=> string(6) "closed" ["post_password"]=> string(0) "" ["post_name"]=> string(23) "comunicacao-e-marketing" ["to_ping"]=> string(0) "" ["pinged"]=> string(0) "" ["post_modified"]=> string(19) "2023-05-09 15:53:27" ["post_modified_gmt"]=> string(19) "2023-05-09 18:53:27" ["post_content_filtered"]=> string(0) "" ["post_parent"]=> int(0) ["guid"]=> string(59) "https://camaraespanhola.org.br/?post_type=comite&p=430" ["menu_order"]=> int(0) ["post_type"]=> string(6) "comite" ["post_mime_type"]=> string(0) "" ["comment_count"]=> string(1) "0" ["filter"]=> string(3) "raw" } }
  • Marketing e Comunicação