Espanha: novamente há mais mulheres do que homens no gabinete de Sánchez

Fonte: TRT Publicado em

Arancha González Laya, que desde 2013 assumiu a presidência da Organização Internacional do Comércio, foi nomeada ministra das Relações Exteriores do governo minoritário de uma coalizão de esquerda Pedro Sánchez, líder do Partido Socialista da Espanha (PSOE).

Começam a se tornar claras as posições de ministros do novo governo formado pelo PSOE e Unidas Podemos.

Arancha González foi nomeada como a nova Ministra dos Negócios Estrangeiros da União Europeia e da Colaboração Internacional.

A imprensa espanhola interpretou esta indicação de que “Sanchez se concentrará mais na economia da política externa”.

Por outro lado, chamou-se a atenção que, pela primeira vez na história da Espanha que quatro vice-primeiros-ministros tenham sido nomeados.

O chefe do Unidas Podemos, Pablo Sánchez, foi designado vice-primeiro-ministro responsável pela agenda de 2030 para os direitos sociais e o desenvolvimento sustentável.

Enquanto isso, no governo de Sánchez, formado em 2018, havia 11 mulheres entre os 17 ministros. Também agora foi observado que a maioria no gabinete são mulheres.

Outro detalhe marcante é que 3 dos 4 vice-primeiros ministros são mulheres.

O governo de coalizão de esquerda deve jurar o 13 de janeiro diante do rei Felipe sexto e na terça-feira deve se reunir o primeiro Conselho de Ministros.

Leia a matéria na integra

Talvez você gostaria de ler também

\

La economía ante una nueva legislatura

Estamos en el inicio de una legislatura sensiblemente distinta a las anteriores. Así, por primera vez, tendremos un Ejecutivo de coalición que, en el marco de un Congreso fragmentado y radicalizado, apunta a la inestabilidad ante unos años muy exigentes. Unos retos que, desde una perspectiva económica, se sitúan en cuatro ámbitos: gobernar la globalización,[…]

Saiba mais

Pedro Sánchez forma novo governo espanhol com foco na economia

Sob o comando do socialista Pedro Sánchez, o primeiro governo de coalizão Espanha desde o retorno à democracia começou a tomar forma nesta sexta-feira, 10, com o objetivo de pacificar mercados nervosos. A ênfase estará na economia, uma vez que as previsões sugerem que o crescimento diminuirá de 2,1%, em 2019, para 1,8%, neste ano,[…]

Saiba mais

Sánchez toma posse e trabalha na composição do novo governo da Espanha

O líder do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), Pedro Sánchez, tomou posse nesta quarta-feira como presidente do governo da Espanha e já trabalha para fechar a composição do novo gabinete ministerial e cumprir a promessa de divulgar os nomes dos titulares das pastas até a próxima semana. Sánchez foi eleito ontem pelo Congresso com a[…]

Saiba mais