Dia da Europa | Mensagem do Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez

Publicado em

Esta semana é marcada, especialmente, pela comemoração do dia da Europa, o dia 9 de maio é um dia especial de comemoração a paz e a unidade do continente europeu. No decorrer do mês as delegações da UE ao redor do mundo reforçam valores e símbolos, rememoram histórias e promovem ações e atividades para celebrarem essa data importante. 

O dia 9 de maio é reconhecido como marco do avanço da Declaração Schuman. Ela foi proferida em 1950, a 70 anos atrás, pelo ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Robert Schuman.

“A contribuição que uma Europa organizada e viva pode dar à civilização é indispensável para a manutenção de relações pacíficas” -- Robert Schuman

O que começou com seis país, em 1950 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço (CECA) e em 1957 com a Comunidade Económica Europeia (CEE), se solidificou e se expandiu, novos países se aderiram e em 1993 o Tratado de Maastrich instituiu a União Europeia. Hoje a UE conta com 27 países que estão situados, em sua grande maioria, na europa.

A Câmara Espanhola comemorar esse marco histórico e de extrema importância, que culminou para a formação da maior região econômica do mundo e de importância extrema para a economia global.Em um momento onde precisamos adaptar a nossa comemoração para combatermos uma pandemia, gostaríamos de reforçar os principais valores da UE, paz, solidariedade e unidade. 

Confiram a mensagem do Embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez. Acompanhem também as redes sociais da UE no Brasil para acompanharem as atividades de comemoração. 

Twitter

Facebook

Instagram

Dia da Europa | Mensagem do Embaixador da UE no Brasil, Ignacio Ybáñez

Assista ao vídeo!